Última Atualização do site:  

19/09/2018 15:52:45

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / religião
Visualizada 376 vezes
59 anos da Padroeira de Florai.
Quinta-feira, 07 de dezembro de 2017
 
A história de um povo tambem passa por momentos Religiosos
 
59 anos da Padroeira de Florai.

Estamos começando mais uma Festa da Padroeira Imaculada Conceição e esta será ainda mais especial. Queremos começar bem o Ano Jubilar, um período de muitas graças e tão especial para todos nós. As comemorações iniciam-se com os festejos pelos sessenta anos de nossa Igreja Matriz e serão concluídos no dia 8 de dezembro de 2018. Os sessenta anos de história de um povo que passou, que marcou, que deixou frutos que permanecem vivos, que durante este tempo vem construindo o Amor entre os Homens. Queremos marcar de uma forma especial, fazendo ainda mais presente, o amor de Cristo entre os homens e para os homens. Serão 365 dias de caminhada na fé, na Cristandade, na espiritualidade e nas festividades de nosso Jubileu de Diamante.

 

Nossa paróquia, que na ordem cronológica de criação foi a décima primeira da Arquidiocese de Maringá, nasceu no dia 8 de dezembro de 1958. Dom Jaime, era o nosso Bispo, e o primeiro Padre nomeado para o município foi:


Paulo Kfoury Haddad.

 

seguido pelos padres:

 

José Veloso Gomes
Antônio Otero Suarez
Arnaldo Beckenkamp
Celso Michels
Egídio Bertolli
Antonio Natalino Braga
Antônio de Souza
Roberto Takeshi Kuriyama
Ângelo Rabacchin
Valter Antônio Brandão
Valdir Egea
Antonio Fernando Vieira Garcia
Renato Quezini
Claudemir Ricardo da Silva
Vanderley dos Santos Rigon (atual)

 

Tema como este criado no Jubileu “ 60 anos servindo a Cristo, a exemplo de Maria”, que ficará como tema principal de nosso jubilei de diamante em 2018. Proclamemos pois, a grandeza do povo e o amor por esta comunidade paroquial com o nome de Maria, nome dado à Paróquia naquele tempo pela grande devoção da comunidade à Maria. Fora formado um movimento comunitário dirigido à Dom Jaime Luiz Coelho, na época Bispo da Diocese de Maringá, representado por, entre outros, Luiz, José e Argemiro Bertolli, Antonio Pratas, Antonio Cuibida e Estéphano Matera, que oportunizaram a construção inicialmente da casa paroquial para que pudéssemos receber o nosso primeiro pároco. As missas eram presididas anteriormente e próximo da data da fundação pelo Padre José, da nossa Comarca de Nova Esperança.

Os primeiros movimentos religiosos fundados na Paróquia foram a Catequese, Congregado Mariano, filhas de Maria, Apostolado da Oração e Cruzada Eucarística. “Foi um domingo de muita alegria, além do Bispo Dom Jaime, tivemos a presença de pessoas das comunidades vizinhas, outros padres, entre eles o Padre José e o Padre Paulo.

 

Autoridades do município e de outros lugares, tinha muita gente, logo começamos a trabalhar, fui uma das primeiras catequistas, com oito anos.” Dina Bertolli.

 

O dogma da Imaculada Conceição, proclamado em 8 de dezembro de 1854 declara a Santidade da Virgem Santa Maria, desde o primeiro momento da sua existência, desde sua Conceição, ou seja, que ela foi preservada desde sempre do pecado original. Deus prepara uma nova mulher, uma nova Eva, isenta do pecado original, para que, por meio desta, o Salvador chegasse à terra. A Mãe de Deus não poderia ter o pecado original e, como nenhum ser humano era livre deste pecado, foi então preciso que Deus preparasse uma mulher livre, para que Seu filho fosse também isento da culpa original e pudesse libertar seus irmãos. Dogma este confirmado por Maria em sua aparição à menina Bernadette: “Eu sou a Imaculada Conceição”.

 

Celebraremos neste ano, juntamente com toda a comunidade Paroquial, a Novena da Padroeira Imaculada Conceição, proclamada tão lindamente pela belíssima canção escrita pela saudosa professora Regina Célia Rodrigues Leonardo. Salve a Imaculada Conceição, a qual será relançada na mesma música, com apenas mudança de poucas palavras na letra, adaptando se a nova idade da Paróquia.

 

Nossa comunidade Paroquial tem uma história bela de lutas e ideais conquistados pela nossa gente com o passar desses anos. Muitos acontecimentos religiosos e festivos foram abraçados por nossos familiares que aqui construíram uma história de vida.

 

O homem e a mulher do início de nossa Igreja, lutaram constante e diariamente a favor da Evangelização de nossa gente, sempre procurando agir dentro da comunidade de acordo com os ensinamentos do Santo Evangelho, levando pelo caminho da Fé, os ensinamentos aos filhos e os conduzindo pelo caminho do bem e da fraternidade.

 

Senhora da Conceição, refúgio dos pecadores, lançai vosso olhar misericordioso sobre nossa Paróquia, que todos tenhamos em nosso dia a dia, a caridade Cristã, a partilha e a humildade.

 


Que Imaculada Conceição continue sempre a abençoar, do seu elevado altar, os que por aqui passam, e também àqueles que deram tudo de si por nossa Igreja. Que nos ajude a sempre construir e manter o Amor entre os Homens, firmando a Paz em nosso meio, e que nosso Deus nos ampare na caminhada.

 

Na celebração solene da Santa Missa da Padroeira em 08 de dezembro de 2017, estará conosco o nosso Padre Vanderley dos Santos Rigon, Padres e religiosos da região, alem dos paroquianos e visitantes.

 

Imaculada Conceição, intercedei por Nós !

Fonte: walter Bento

 
 
 Galeria de Fotos
59 anos da Padroeira de Florai.
 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 
DE SEGUNDA A SEXTA (8H-11H, 13H-17H)

Rua Pres. Getúlio Vargas, 177 - Centro

Cep: 87185-000 - FLORAI - Paraná

Fone: (44) 3242-8300

CNPJ: 75.731.000/0001-60