Última Atualização do site:  

17/10/2017 14:51:14

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / educação e segurança
Visualizada 228 vezes
Terça-feira, 03 de Outubro de 2017
Jovens são inseridos em ação educativa de trânsito em Floraí
O transito mata pela irresponsabilidade e desrespeito as leis do transito.
 
Jovens são inseridos em ação educativa de trânsito em Floraí

 

Um projeto da Escola de transito do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) em Maringá, no Norte do Estado, orienta jovens  e adolescentes sobre comportamentos seguros no trânsito, como pedestres e futuros motoristas.

 

Esse momento aconteceu nesta manha de terça feira (03) em  Floraí, nas dependências da Camara Municipal com a presença de alunos do Colégio  Estadual Urbano Pedroni – ensino de segundo grau, também com a presença de seu diretor professor Marino Donizete Tessarolo  Sanches.

 

A professora Maria Angela Zampiere Gimenez – secretaria municipal de educação de Floraí, iniciou esse evento dando as boas vindas aos alunos, professores e direção desta escola, e apresentou as pedagogas Ivete Aparecida Vieira e Claudia Roberta Werneck, da Escola de Transito de Maringá, um projeto do DER-PR(departamento de estradas e rodagens do Paraná),e o senhor Benedito Aparecido Ferreira- funcionário públcio do DER/PR,  que estarão desonvolvendo aos presentes a palestra com o tema " O jovem e o transito - uma relação saudável e possível"

Temas como a responsabilidade no transito quando ao dirigir, a responsabilidade e respeito ao transito é algo que deve se levar como ideal de vida. A conscientização junto ao transito é um bem maior para a preservação da vida,  evitando acidentes que podem levar inocentes a morte.

 

Evento de grande importância educacional, pois leva os jovens e adolescentes a reflexão sobre a responsabilidade ao estar dirigindo e sabendo que em suas mãos está o respeito à aqueles que transitam a pé ou como outro veículo. Podemos dizer que a educação para o trânsito é o desenvolvimento das faculdades intelectuais, morais e físicas do homem, formando a inteligência e o espírito do ser humano para viver, conviver e se relacionar no trânsito.

 

Há muitas razões sociológicas, históricas e até mesmo econômicas para justificar a alta mortalidade do jovem no trânsito. Outros fatores como o não uso de cinto de segurança em veículos motorizados, a não utilização de capacete em motocicletas, a direção de veículo motorizado, assim como o transporte em veículos conduzidos por pessoas que ingeriram bebida alcoólica foram relatados como causas de acidentes com os jovens.
 

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os anos aproximadamente 1,3 milhões de pessoas morrem vítimas da imprudência ao volante. Dos sobreviventes, cerca de 50 milhões vivem com sequelas. O levantamento foi feito em 2009 em 178 países. Além disso, o trânsito é a nona maior causa de mortes do planeta.

 

Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos. O que representa um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país.

 

Acidentes no Brasil

O Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, atrás da Índia, China, EUA e Rússia. Segundo o Ministério da Saúde, em 2015, foram registrados 37.306 óbitos e 204 mil pessoas ficaram feridas.

 

O Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) pagou, em 2015, 42.500 indenizações por morte no país e 515.750 pessoas receberam amparo por invalidez.

 

Fonte: walter Bento

 
 
 Galeria de Fotos
Jovens são inseridos em ação educativa de trânsito em Floraí Jovens são inseridos em ação educativa de trânsito em Floraí Jovens são inseridos em ação educativa de trânsito em Floraí Jovens são inseridos em ação educativa de trânsito em Floraí Jovens são inseridos em ação educativa de trânsito em Floraí Jovens são inseridos em ação educativa de trânsito em Floraí Jovens são inseridos em ação educativa de trânsito em Floraí Jovens são inseridos em ação educativa de trânsito em Floraí Jovens são inseridos em ação educativa de trânsito em Floraí Jovens são inseridos em ação educativa de trânsito em Floraí Jovens são inseridos em ação educativa de trânsito em Floraí Jovens são inseridos em ação educativa de trânsito em Floraí Jovens são inseridos em ação educativa de trânsito em Floraí Jovens são inseridos em ação educativa de trânsito em Floraí Jovens são inseridos em ação educativa de trânsito em Floraí Jovens são inseridos em ação educativa de trânsito em Floraí Jovens são inseridos em ação educativa de trânsito em Floraí
 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 
DE SEGUNDA A SEXTA (8H-11H, 13H-17H)

Rua Pres. Getúlio Vargas, 177 - Centro

Cep: 87185-000 - FLORAI - Paraná

Fone: (44) 3242-8300

CNPJ: 75.731.000/0001-60