Facebook
Rua Pres. Getúlio Vargas, 177 - Centro - 87185-000 |
  | Acessibilidade

festividades e historia

Imigração Japonesa no Brasil, 108 anos de história.

Sábado, 18 de junho de 2016

Última Modificação: 09/02/2017 15:00:51 | Visualizada 1281 vezes

A garra e a determinação de um povo traz o desenvolvimento.


Ouvir matéria

Há 108 anos atrás o navio Kasato Maru, ancorou no porto de Santos no Estado de São Paulo saindo do porto de Kobe trazendo os primeiros imigrantes japoneses.

O Brasil recém-saído da escravidão que terminara 20 anos antes (13/5/1888) e de uma monarquia (15/10/1889) via na imigração uma forma de suprir sua carência de mão de obra.

É nesse cenário que os primeiros imigrantes japoneses chegaram ao nosso país.

Aos poucos os imigrantes e suas futuras gerações foram se tornando parte da vida cotidiana de nosso país atuando nos mais variados segmentos da sociedade brasileira.

Essa contribuição vai desde produtores de hortifrútis passando pelos famosos pastel de feira, ate as profissões de nível superior, politica, artes e esportes.

Nessa historia centenária o movimento dekassegui é um capitulo a parte, invés de desembarcarem de navios, hoje os filhos e netos de japoneses desembarcam de aviões nos principais aeroportos do Japão.

Seja na imigração iniciado há mais de 100 anos em navios, ou no movimento dekassegui dos modernos aviões os sentimentos de dor da despedida, e os sonhos serão sempre os mesmos nos corações e almas de todo imigrante, importa quanto tempo passe.

O município de Floraí teve a felicidade de estarem aqui no Distrito de Nova Bilac, a colônia Japonesa que veio para além de abrir novas fronteiras agrícolas, tornarem-se cidadãos Floraienses gerando emprego e renda e fazendo também acontecer a parte social, familiar e de crescimento econômico  de nosso município.

É justo neste momento que nos relembra a história parabeniza-los pela garra e luta a favor de ideais próprios e comunitários.

 

 

Fonte: walter Bento

 Galeria de Fotos

 Veja Também

Horário de Atendimento: De segunda a sexta feira, das 8h-11h e das 13h-17h